O que é a Marcha das Vadias?

Do que se trata a Marcha das Vadias?

A marcha das vadias é um movimento que surgiu em Toronto após uma série de abusos que ocorreram em uma universidade, onde um policial sugeriu que as estudantes do sexo feminino deixassem de se vestir como “vagabundas” para não serem vítimas de assédio sexual. Então foi organizada a primeira “Slut Walk”, que visava desconstruir este pensamento comum, que as mulheres abrem precedente a partir de suas roupas dando “justificativa” para o abuso. Ainda hoje, mesmo com a criação de delegacias para atendimento exclusivo as mulheres, algumas vítimas de abuso sexual ainda tem que ouvir o questionamento como o do policial citado acima: “O que você estava vestindo?”.

Nada justifica um abuso, menos ainda as roupas que as mulheres vestem. Este pensamento, machista, faz parte da realidade das mulheres todos os dias, mesmo quando não somos vítimas de abuso, pelo simples fato de andar na rua, com um decote ou shorts curto, isso já dá vazão para alguns homens se sentirem convidados a falarem todo o tipo de baixaria para a mulher que encontram em seu caminho.

Qual o objetivo da Marcha das Vadias?

Fazer barulho. Gritar para todo mundo ouvir que não somos pedaços de carne esperando serem consumidos. Mostrar que mulher sozinha na rua não é um alvo, não está necessariamente procurando uma companhia. Ajudar a população ver que não devemos ser julgadas seja lá qual a maneira que estamos nos vestindo. Provar que uma mulher pode exercer sua sexualidade livremente, sem ser desmerecida por isso. Mostrar que o corpo da mulher não é apenas um objeto sexual e que podemos ser vistas e respeitadas, assim como os homens, sem camisa ou até mesmo nuas, sem que isso envolva um contexto sexual.

Evento:  https://www.facebook.com/events/142643029249343/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s