O que é Feminismo afinal?

feminista

Vemos muitas pessoas que ainda não entenderam direito o que é Feminismo, e isso não é problema algum, problema na verdade é não querer saber, não querer saber e ainda por cima querer ter uma opinião negativa sobre o assunto, ou então simplesmente tirar as suas próprias conclusões e achar que está correto.

Ninguém tem obrigação de saber tudo sobre todos os assuntos, ninguém é detentor de todo conhecimento do mundo, nem o google rs. Mas neste caso o nosso amigo Google pode ajudar para sanar algumas dúvidas e te introduzir em determinados assuntos.

Muitas pessoas tem a ideia errada de que feminismo é o contrário do machismo. Como se houvesse a possibilidade de mulheres oprimirem os homens historicamente ou de se colocarem e verem superiores a eles. Não, não mesmo. Tem ainda aquelas pessoas que pensam que qualquer posicionamento anti homem é feminista. Definitivamente não.

Esse é um tumblr que mostra várias coisas que Não são Feminismohttp://issonaoefeminismo.tumblr.com/

Até agora só falei de coisas que não são feminismo e fazem as pessoas terem uma ideia errada do assunto, vamos falar agora do que é Feminismo.

feminism

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo (com algumas alterações)

Como pôde ler acima, o Feminismo é um movimento de Igualdade, por este motivo erra quem diz “não sou feminista nem machista, sou humanista“, a real é que ser humanista é ser feminista também e você nunca poderá equiparar o feminismo ao machismo, as pessoas acabam confundindo-se pela terminologia da palavra. Se você acredita na igualdade real entre os sexos, você é Feminista. Pode ser que você não milite pela causa, que não marche nem participe de nenhum movimento social, mas se tem a consciência que não deverá haver nunca nenhuma opressão causada pelas normas de gênero, repito você é feminista.

feminismo

A Cynthia  Semiramis tem um post muito legal (todo o blog na verdade é ótimo) sobre se entender feminista: Teste, vc é feminista?

E se vc ainda está em dúvida sobre ser ou não feminista, ou se agora já tem certeza de que é feminista, seguem alguns links importantes e muito legais que vão te fazer conhecer mais sobre o assunto:

Universidade Feminista: http://www.feminismo.org.br/
Biblioteca Feminista: http://www.bibliotecafeminista.org.br/
Blogueiras Feministas: http://blogueirasfeministas.com/
Escreva Lola Escreva: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/
Marcha das Vadias Sampa: https://marchadasvadiassp.milharal.org/
Livros Feministas: http://arttemiarktos.wordpress.com/2013/01/30/livros-feministas-feminismo-download/

No facebook:

O machismo nosso de cada dia:  https://www.facebook.com/OMachismoNossoDeCadaDia?fref=ts
Marcha das Vadias Sampa: https://www.facebook.com/MarchaDasVadiasSP?fref=ts
Ame seu corpo: https://www.facebook.com/ameseucorpo?ref=stream
Homem Feminista de Verdade: https://www.facebook.com/pages/Homem-Feminista-de-Verdade/

Deixe um comentário